Plagium Talks #02 – A arte do improviso com Thiago Cardoso
By Entrevistas, Plágio, Plagium, Podcast
Mar 29

Plagium Talks #02 – A arte do improviso com Thiago Cardoso

Olá galera, tudo bem? Espero que sim. Hoje vamos fazer nosso resumão do último vídeo do nosso podcast Plagium Talks.

Nosso convidado do dia é ninguém mais, ninguém menos do que Thiago Cardoso, ator, comediante, dublador e especialista em improviso. Trabalha atualmente se apresentando nas melhores casas de humor do Rio de Janeiro e nos estados vizinhos, também é assistente de produção do bar Rio Retrô Comedy Club que é um bar de comédia idealizado pelo famoso comediante Paulinho Serra e fica localizado no Up Town na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

E o tema dessa nossa conversa de hoje é “A arte do improviso”, vamos abordar sobre dicas para manter sua mente sempre pronta para os novos desafios que a vida pode trazer inesperadamente. E tendo isso em vista, nossa primeira ação de diálogo após a apresentação de nosso convidado, foi o que é para ele o improviso, um cara que está diretamente ligado ao assunto, como ele poderia definir isso para nós. Segundo Thiago, o improviso para ele é quando você consegue se “safar” das situações adversas, quando você consegue sair de uma situação inesperada, citando até mesmo ele achar que o brasileiro é o melhor improvisador do mundo, por está sempre se reinventando, criando algo para conseguir sobreviver. A arte do improviso é você poder transformar o que você tem no que você quer ou precisa!

Nosso anfitrião Alexsander nesse momento até citou um comercial feito pela Peugeot, que foi uma obra de arte da mídia, pois retrata exatamente isso, quando você tem algo que não é o que você quer ou até mesmo o que você precisa, mas aí você vai lá e cria algo novo, cria a possibilidade e trás a existência. Isso sim é improviso (Link do comercial citado: https://www.youtube.com/watch?v=wpqSvrjZsrU)

Conversamos um pouco também sobre um pouco da vida dos artistas e comediantes que já estão na mídia, sobre como eles se posicionam e como eles se reinventam para estarem a cada dia buscando novas formas de encantar o público, até foi lembrado um momento da vida do Thiago Cardoso, onde ele foi convidado para um evento de games na Barra da Tijuca, um campeonato de FIFA 2020, e as pessoas estavam muito alvoroçadas com os jogos, e no meio do campeonato foi inserido um show de stand up comedy, Foram 4 apresentações, que por sinal foram sim, muito boas, porém eles não estavam conseguindo segurar a atenção do público, pois eles queriam mesmo era ver os jogos do campeonato. Mas foi quando entra em cena esse cara, Thiago Cardoso, e ele começa interagindo com a platéia e brincando com seu improviso, fazendo todo público gargalhar de rir e interagir totalmente com ele, brincando com quem estava dormindo, com os casais e todo tipo de pessoa que estavam lá no evento.

Thiago também fala que desde os seus 16 anos, ele trabalha com vendas, isso foi algo que fez com que ele desenvolvesse uma maneira de buscar atenção de quem estava próximo dele, o que fez com que ele conseguisse se destacar nos empregos que ele teve desde então, e daí já podia se ver que o cara tinha nascido com um talento diferenciado para lidar com o público, sempre com seu tom irreverente e engraçado.

Mas a pergunta que fica é a seguinte, como que um artista faz para melhorar o que ele tem de ferramentas, como é o processo de aprendizado, de estudo para que uma pessoa dessa área faz para que possa melhorar, visto que não existe uma grade de ensino acessível igual vemos em outros ramos. Thiago conta que sempre estudou muito, porque artistas precisam estar se desenvolvendo a cada dia, principalmente na área da comédia, pois é diferente ser comediante de ser engraçado. Comediante segundo Thiago é quem ganha a vida fazendo stand up. Existem cursos espalhados pelo Brasil sobre improviso, comédia e outros tipos de cursos que auxiliam os artistas novos e veteranos a melhorar.

Por mais que existam esses cursos, eles não são tão acessíveis financeiramente, como dito pelo próprio Thiago, os cursos ainda são um pouco elitizados, ele mesmo conseguiu achar um curso muito bom e com um valor um pouco mais acessível na época em que estava estudando. Porém tem também os mini-cursos que são mais baratos e podem ser uma alternativa para quem quer iniciar no mercado mas não tem muita condição financeira, o importante é não desistir por conta das barreiras, hoje existem também diversos materiais de estudo no youtube onde uma pessoa com vontade pode estudar e ir se aprimorando de maneira gratuita, basta ter dedicação.

A grande dica que o Thiago dá para quem está iniciando e não tem condições financeiras de fazer um curso ou um mini-curso é, vídeos de youtube ensinando técnicas seguido de vídeos de apresentação, e você fica nesse looping entre aprender e visualizar, até que você comece a entender as técnicas que estão sendo aplicadas nas apresentações, isso antes mesmo de tentar aplicar alguma técnica para escrever um texto seu. A partir do momento que você conseguir ir identificando as dinâmicas aplicadas, você começa a escrever seu texto, segundo ele, a melhor maneira de escrever um texto é contando os acontecimentos do seu dia a dia.

Sobre a febre de pessoas que estão viralizando e ficando famosas por fazer vídeos engraçados em plataformas de compartilhamento de conteúdo como Reels do Instagram e TikTok, perguntamos como isso tem afetado a vida dos comediantes. Thiago diz que isso tem sido péssimo para os comediantes, porque desvaloriza todo trabalho e estudo que eles buscam para trazer algo de qualidade, porém as pessoas que são engraçadas ou criativas, conseguem essa fama, alguns temporários outros permanente, mas sem ter passado por essa trajetória, seria como se fosse um cheat. Conversamos sobre o teatro business, que é uma outra forma de trabalho que Thiago aplica, que é uma maneira de aplicar algumas técnicas da comédia, improviso e teatro, dentro da área profissional, ajudando colaboradores das empresas que contratam o trabalho dele e de sua equipe. Uma forma muito legal e inovadora de movimentar a vida interna de seus colaboradores, achamos bem interessante.

Na época de escola de nosso anfitrião, Alexsander, tinha uma matéria chamada artes cênicas, que ensinavam conceitos de artes, teatro, comunicação e expressão. Essa matéria foi muito importante segundo ele para o desenvolvimento de suas atuais habilidades como falar em público, conversar de maneira aberta, pensar mais rápido, não ter vergonha e como eu sempre quis ser empresário, essas habilidades foram muito importantes para ele. Então baseado nisso, perguntamos ao Thiago qual é a importância da arte na vida das pessoas, ele pontuou algumas habilidades que influenciaram totalmente na melhora da vida das pessoa, pois com o teatro a pessoa pode se expressar melhor, decorar melhor, criar postura, persuasão dentre outras habilidades que são aprendidas.

Cobramos algumas dicas dele de como desenvolver melhor um trabalho público de apresentação, como se portar e como se preparar para esse tipo de situação. As dicas que o Thiago deu foram, domine totalmente o assunto que você vai falar, quanto mais você conhecer do assunto, menos medo você vai ter de falar sobre ele, se coloque sempre como autoridade naquilo, separe seus assuntos em blocos, em tópicos, pois assim vai ficar mais fácil de lembrar quando estiver na hora da apresentação, se você utilizar um slide, pode colocar o título do assunto dos tópicos e só de ver os títulos você provavelmente já irá recordar o que foi estudado, para decorar os textos, ele deu como dica você escrever todo o texto a mão para que sua mente gravar melhor o que for falar, é sempre bom fazer aquecimento vocal para uma melhor tonalidade da sua voz e para não se cansar ao falar, exercícios de respiração para fala, dentre outras dicas que você vai ver quando assistir o nosso podcast completo.

Então para finalizar nosso resumo, fizemos mais um desafio para esse plagium talks, o desafio é: você irá mandar uma história para nós, e vamos selecionar as 3 melhores histórias enviadas, logo em seguida o Thiago Cardoso vai fazer uma reconstrução dessa história transformando ela em uma história de comédia, e a melhor história vai ganhar um bônus em crédito da Plagium, gostou né? Para participar é fácil, entre no youtube e envie sua história nos comentários e torça para sua história ser escolhida. É isso gente, estamos nos despedindo de mais um ep e já vamos nos preparar para nossa próxima viagem, contamos com o apoio de vocês, e muito obrigado pela sua presença!

Links úteis:
Plagium Talks #2 – https://youtu.be/1YBmHkvuA1E

CONVIDADO:
Thiago Cardoso:
https://linktr.ee/eusouthiagocardoso

ANFITRIÃO:
Alexsander Santos:
https://linktr.ee/ahsantos

Deixe seu comentário

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Recent Posts

Como detectar plágio em trabalhos de grupos e colaborativos?
Como detectar plágio em trabalhos de grupos e colaborativos?
Setembro 22, 2023
Como o Plagium se compara a outras ferramentas de detecção de plágio?
Como o Plagium se compara a outras ferramentas de detecção de plágio?
Setembro 01, 2023
A ética do plágio: por que a originalidade é importante?
A ética do plágio: por que a originalidade é importante?
Agosto 07, 2023